Conectando o melhor do mundo com a sua obra

Amanco reposiciona marca local agregando a força global da Wavin

Novo conceito dual brand é apresentado em campanha no Brasil

 A Amanco Wavin, marca comercial da Wavin, fabricante de tubos e conexões em diversos continentes, apresenta reposicionamento de marca e anuncia uma nova fase em sua comunicação. Após minucioso estudo sobre o comportamento do mercado local, que durou dois anos aproximadamente, a empresa oficializa a dual brand Amanco Wavin por meio de campanha que apresenta o novo conceito: “Conectando o melhor do mundo com a sua obra”.

“Fizemos um cuidadoso levantamento que evidenciou o legado e a força da marca Amanco, de forma que agregamos Wavin à marca e optamos por trabalhar com a dual brand. Queremos somar a essência e raízes do asset local à expertise da nossa marca global e, a partir daí, vamos desenvolver uma plataforma unificada de comunicação sólida e de longo prazo que interaja com todos os públicos com os quais nos relacionamos. A decisão foi tomada para trazer ao mercado local experiência internacional já presente na Amanco, só que agora com uma chancela forte dessa união”, comenta Fábia Guerra, Gerente de Marketing da Wavin no Brasil.

O reposicionamento da marca Amanco Wavin foi elaborado com a ajuda de uma consultoria estratégica conduzida regionalmente pela agência Publicis Brasil e pela empresa de branding Superunion. Para a definição de identidades visual e sonora integradas bem como da campanha de comunicação, o desenvolvimento do projeto contou com auditoria junto aos varejistas da construção civil e com entrevistas e workshops com o público interno das marcas latinas – além dos estudos de mercado.

Dessa forma, para criar a solução visual, a Superunion buscou elementos proprietários que unissem a marca à matriz. O formato de “onda” identificado em ambas se tornou a principal inspiração. Com isso, o discurso entre as duas ficou mais próximo e as “conexões”, um dos principais produtos fabricados pela empresa, ganharam um novo significado simbólico.

As peças para mídias digitais e impressas, criadas pela Publicis, por exemplo, são divididas ao meio e trazem imagens de cidades onde atuam, no mercado europeu e local, ligadas por dois tubos que se unem conectando a dual brand Amanco, de um lado, e Wavin, de outro. O texto reforça que a empresa está unificando a expertise global com as melhores soluções para os projetos da sociedade local. Já no filme, reforçamos a força dos públicos na escolha da marca e interação com o produto. A grande novidade é a conexão das duas marcas local e global.

O soundbrand, por sua vez, foi desenvolvido pela Publicis, em parceria com a produtora A9, que utilizou o som do batuque de tubos de PVC. “Com a evolução para o dual brand, tínhamos o desafio de encontrar uma assinatura musical que correspondesse aos novos atributos da marca e tivesse, ao mesmo tempo, capilaridade regional. Conseguimos chegar a esse equilíbrio utilizando os próprios produtos da empresa como instrumento”, comenta Gustavo Leite, Head de Estratégia da Publicis.

“A mensagem não é sobre o produto em si, mas sobre o que ele é capaz de unir. Todo o nosso trabalho desembocou nesse território, rico e extremamente inspirador”, diz Leite, da Publicis. “Transformamos uma comunicação focada em produto em uma comunicação centrada em propósito, sem deixar de exaltar a qualidade de nossos tubos e conexões. Isso gera uma identificação espontânea imediata e muito forte com o público”, conta Fábia.

A campanha começará a ser veiculada com inserções na mídia digital em geral (canais da Amanco Wavin nas redes sociais, Google etc.), patrocínio em transmissões de futebol e programas jornalísticos no rádio, filme e merchandising em programas de TV, placas de LED nos campos de futebol e comunicação visual em estações de metrô, entre outros.

América Latina

Na esteira do novo conceito “Conectando o melhor do mundo com a sua obra”, a Wavin oficializa também o reposicionamento das dual brands Plastigama Wavin (vendida no Equador) e Pavco Wavin (comercializada no Peru, Colômbia e Venezuela), marcas pares da Amanco Wavin, que além do Brasil, é comercializada também na Argentina, México, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras, El Salvador e Guatemala.

“A estratégia de comunicação LatAm alinha a solidez e a experiência da Wavin ao conhecimento da cultura e das necessidades locais de cada marca”, explica Patricia Barreros, Head de Marketing e Comunicação LatAm da Wavin. “A nova campanha reforça o nosso propósito de criar mudanças positivas no mundo, construindo ambientes saudáveis e sustentáveis para a sociedade”, finaliza a executiva.

Endomarketing

O lançamento do reposicionamento das marcas da Wavin para o público interno LatAm acontecerá no dia 6 de novembro em uma grande live que será comandada pela apresentadora esportiva do canal Fox Sports do México, Marion Reimers. Ela estará em um estúdio na sede da Wavin LatAm na Cidade do México e conectará com executivos da empresa nos Estados Unidos, Brasil e Peru. A transmissão on-line do evento será assistida por um total de 6 mil colaboradores dos 13 países da América Latina onde a Wavin está presente com suas marcas.

Com o mote “Conectando o melhor”, a campanha para o público interno vai mostrar como é possível conectar o talento dos colaboradores da América Latina com a expertise da marca líder em soluções para construções da Europa. “É um momento importante para toda as operações da América Latina e queremos que nossos colaboradores sejam os embaixadores dessa marca dual para nossos clientes e consumidores”, reforça Patrícia. O evento terá ainda apresentação do propósito da Wavin (“Construindo ambientes saudáveis e sustentáveis”), vídeo-manifesto da campanha dual-brand e participações do VP global de Marketing da Wavin, Frans-Jan van Rongen, e de líderes de territórios, incluindo o diretor-geral da Wavin no Brasil, Daniel Neves, entre outras atrações. A live terá tradução simultânea para o idioma de cada país.

 

FICHA TÉCNICA

AGÊNCIA: PUBLICIS BRASIL

PRODUTO: DUAL BRAND

CLIENTE: Patricia Barreros, Fabia Guerra, Erika Ramos

CCO: Domenico Massareto

DIRETOR CRIATIVO EXECUTIVO: Gustavo Victorino

DIRETOR DE CRIAÇÃO:  Samuel Normando

DIRETOR ASSOCIADO DE CRIAÇÃO: Flavio Reghini

REDATOR:  Nicolas Ciccola

DIRETOR DE ARTE: Israel Junior, Nadia Deziderio, Vinicius Claudino

ATENDIMENTO: Gabriela Borges, Isabela Atra, Heitor Camenale, Juliana Moreira.

RTV: Renata Sayão, Valeria Andrighetti

PLANEJAMENTO: Gustavo Leite, Giulia Joau

 MIDIA: Adriana Roza, Mariana Bertogna

Produtora Imagem: Vetor Zero

Diretor:  Ricardo Carelli

Assistente de Direção: Roberto Maldonado

Diretores de Fotografia:  Fernando Oliveira

Atendimento:  Fabi Gimenez

Produtor Executivo: Francisco Puech

Coordenação de Pós: Clara Morelli

Editor: Kaue Kabrera

Finalizadora: Equipe Vetor Zero

Pós-Produção: Equipe Vetor Zero

Produtora de áudio: Lucha Libre

Direção musical : Paulinho Corcione

Produção Musical : Paulinho Corcione e equipe lucha Libre

Coordenação de produção :Dudu Missono , Leticia Oliveira

Finalização: Equipe Lucha Libre

Atendimento:  Daniela Celer

 

 

 

 

 

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