De Maker’s para makers
Maker’s Mark anuncia o lançamento de sua nova campanha no Brasil, celebrando o encontro entre arte e coquetelaria em uma ação inédita. A partir do conceito “De Maker’s para Makers”, a ação une o processo artesanal característico da marca com a criações autorais limitadas, assinados por três artistas brasileiros.
Tendo a tradicional garrafa de Maker’s Mark como ponto central, os artistas foram convidados a criar imagens únicas, incorporando à sua maneira elementos que fazem parte do DNA da marca, como carvalho, baunilha, e trigo vermelho de inverno. Participam da ação Gabriel Fernandes, artista de colagem manual; Sílvia Nastari, artista de tipografia artesanal; e Victorya Antonoff, especializada em xilogravura e monotipia. A partir das suas diferentes assinaturas criativas, cada arte ganhou uma identidade própria, refletindo a expressão autoral e técnica de cada um dos artistas.
Produzido no Kentucky (EUA) desde 1953, Maker’s Mark é o primeiro bourbon artesanal do mundo. Com sua receita original e técnicas tradicionais de fabricação, a marca se tornou referência global em produção artesanal. Sua história nasce a partir do espírito empreendedor do casal Bill e Margie Samuels: ele, o engenheiro que virou artesão e elevou o bourbon com sua visão de sabor até chegar na receita perfeita; e ela, a alma criativa responsável por criar o rótulo das garrafas – testando e imprimindo em casa – e pela ideia da icônica cera vermelha, que até hoje traduzem a identidade da marca. “A campanha destaca o que move Maker’s Mark desde o início: autenticidade, tradição e cuidado em cada detalhe. Ao reunir artistas e bartenders de diferentes áreas e trajetórias, mostramos como esses mesmos valores se conectam com o universo do nosso bourbon artesanal: feito à mão, com excelência e um caráter verdadeiramente único”, comenta Lizandra Freitas, Diretora Geral da Suntory Global Spirits Brasil, América Central e América do Sul.
O processo tradicional e histórico de Maker’s Mark é celebrado na campanha a partir das artes exclusivas feitas à mão pelos artistas. Desenvolvida pela Publicis Brasil, a campanha “De Maker’s para Makers” traduz a essência da marca que valoriza o processo, a liberdade criativa e a autenticidade. Assim como cada garrafa, cada um dos pôsteres foi criado de forma única, expressando o trabalho manual e a identidade de cada artista. “Hoje só se fala em inteligência artificial, em otimização de produção, em escalabilidade, mas Maker’s Mark é uma marca que vai na contramão da tendência e nossa campanha faz exatamente o mesmo”, comenta Arturo Marenda, Diretor Executivo de Criação da Publicis Brasil.
A campanha também conta com a participação de bartenders convidados, que assinam receitas de drinks exclusivos com Maker’s Mark: Michelly Rossi, do Bar dos Arcos; Marcio Silva do Exímia Bar e Ricardo Barrero do Paradero.52. As criações combinam técnica e originalidade, e dialogam com a proposta autoral da campanha, valorizando a autenticidade e criatividade também na hora de apreciar o bourbon.
Assim como os artistas convidados, os bartenders manifestam sua criatividade e identidade em cada drink, atuando como verdadeiros “makers” da coquetelaria. Suas criações traduzem habilidade e expressão com um caráter único, levando o conceito de arte da campanha também para os bares.
Cada bartender desenvolveu um coquetel exclusivo, inspirado pelo conceito da campanha e pela troca criativa com os artistas convidados. Ricardo Barrero, que gravou com Gabriel Fernandes, trouxe uma combinação surpreendente de Maker’s Mark com vermutes rosso e seco infusionado com umeboshi, finalizado com óleo de gergelim. Márcio Silva, em parceria com Silvia Nastari, elaborou um sour com notas frutadas de framboesa, coberto por uma espuma, na qual é aplicado um stencil com a tipografia criada pela artista, conectando sabor e arte em uma mesma experiência.
Já Michelly Rossi assina o drink “Alebrije”, que combina Maker’s Mark, mezcal, cordial de grapefruit e bitter de chocolate mole. Servido em copo baixo com gelo grande e polvilhado com cacau 100%, o coquetel reforça a proposta autoral da campanha, destacando identidade e autenticidade também na maneira de apreciar o bourbon.
A ação também inclui conteúdos digitais com registros do processo de criação dos artistas e bartenders, disponíveis no perfis oficiais da marca: https://www.instagram.com/jornadamakers/
Conheça os artistas e bartenders convidados para a ação
Gabriel Fernandes
Gabriel é um artista visual brasileiro, natural de Caicó, no interior do Rio Grande do Norte, reconhecido por suas colagens manuais que utilizam principalmente o papel, entre outros elementos. Com mais de 500 obras espalhadas pelo mundo, Gabriel já colaborou com diversas marcas, projetos e instituições. Sua arte, que tem origem sobretudo em quadros, também está presente em pôsteres, estamparias e parcerias de grande visibilidade. Suas narrativas visuais exploram reflexões pessoais, atribuindo a cada elemento um significado único, fortemente influenciado pela sua cultura e identidade.
Foto: Divulgação/Maker’s Mark
Sílvia Nastari
Nascida em 1980, em São Paulo (SP), Silvia Iniciou seu trabalho artístico com a tipografia em 2013 após um período estudando esta técnica no San Francisco Center for the Book, em São Francisco, na Califórnia. Em sua obra, a artista explora materiais preservados desde do século XIX, como tipos móveis, clichês e ornamentos tipográficos, para criar peças em que o as técnicas tradicionais da tipografia dialogam com o design gráfico contemporâneo. Diretora de arte da Editora Quelônio, projetou e imprimiu dezenas de livros artesanais e peças gráficas em que a técnica da tipografia é explorada a partir dos materiais e maquinários antigos que fazem parte de seu ateliê. Mestre em Design pela FAU/USP, ministra cursos livres, faz trabalhos de design gráfico para o mercado editorial e é pesquisadora da história do livro, tipografia e memória gráfica.
Foto: Divulgação/Maker’s Mark
Victorya Antonoff
Victorya é artista visual e gravadora, nascida no Grajaú, periferia de São Paulo. Atua com gravura desde 2015, explorando principalmente a xilogravura e a monotipia como linguagem de expressão e resistência. Sua produção mergulha nas possibilidades da matriz e da repetição para investigar afetos, solidão e as camadas sensíveis de ser mulher lésbica. Cada obra carrega marcas, sulcos e texturas que evocam introspecção, desejo e memória — revelando a potência poética da gravura como corpo, escuta e linguagem.
Foto: Divulgação/Maker’s Mark
Márcio Silva
Um dos nomes mais influentes da coquetelaria mundial, Márcio Silva é o único bartender brasileiro reconhecido, por cinco anos consecutivos, pelo Bar World 100, ranking que reúne as cem pessoas mais relevantes da indústria de bares. Aos 48 anos e com 28 anos de trajetória profissional, Márcio construiu uma carreira internacional sólida, com passagens por 88 países, onde atuou na abertura de bares, treinamentos e consultorias para grandes marcas. Em São Paulo, foi peça-chave na criação de endereços icônicos como o SubAstor e o Guilhotina, e atualmente é sócio do Exímia,. Reconhecido pela criatividade e inovação, Márcio traduz em seus drinques a diversidade de sabores brasileiros, sempre elevando a coquetelaria nacional a novos patamares.
Foto: Divulgação/Maker’s Mark
Michelly Rossi
Comandando o Bar dos Arcos, um dos espaços mais icônicos de São Paulo, Michelly Rossi foi reconhecida como Melhor Bartender de São Paulo em 2019, pelo júri de “O Melhor de São Paulo”. Catarinense de São Joaquim, Michelly iniciou sua trajetória na coquetelaria enquanto cursava direito em Florianópolis e, desde então, construiu uma carreira sólida em casas renomadas como Alberta, Z Carniceria, A Casa do Porco e Fel. Referência na cena, ela se destaca pelo trabalho autoral e pela defesa de uma coquetelaria livre de estereótipos de gênero, mostrando que o paladar não tem distinção.
Foto: Divulgação/Maker’s Mark
Ricardo Barrero
Conhecido como Milhouse, Ricardo é bartender desde 2004 e atualmente atua como head bartender do Paradero 52, em Pinheiros, São Paulo. Com formação em gastronomia e hospitalidade em Sydney e Bogotá, além de sommelier no Brasil, ele traz uma bagagem internacional à coquetelaria brasileira. Barrero também é embaixador das marcas Mathieu Teisseire e Britvic Brasil, promovendo inovação e educação no setor de bebidas . Sua abordagem combina técnica, criatividade e atenção às tendências, como coquetéis não alcoólicos e espumas aromáticas
Foto: Divulgação/Maker’s Mark
MAKER’S MARK
Maker’s Mark é o primeiro bourbon super premium do mundo, conhecido por sua rica herança e compromisso com as técnicas tradicionais de fabricação da bebida. A marca que produz bourbon há mais de 60 anos, foi co-criada em 1953 por Bill Samuels Sr e sua esposa Margie Samuel, no Kentucky – Estados Unidos. Sua receita reúne além dos tradicionais ingredientes milho e cevada, trigo de inverno vermelho (item que garante a doçura deste Bourbon) e é envelhecido pelo período de 5 a 7 anos em barris virgens de carvalho. Feitos artesanalmente até os dias atuais, sua embalagem icônica é marcada pelo lacre de cera vermelho, fruto do olhar de Margie Samuels – primeira mulher a entrar no Kentucky Bourbon Hall of Fame (Hall da Fama do Bourbon de Kentucky) e que se tornou referência no mundo dos whiskies.