Cozinha às cegas
Maggi e Fundação Dorina lançam 1º guia culinário sensorial para pessoas com deficiência visual
Projeto desenvolvido pela Publicis Brasil visa promover autonomia e bem-estar por meio da culinária; Guia tem como proposta estimular os cinco sentidos
A Maggi e a unidade de Receitas Nestlé se unem à Fundação Dorina Nowill para Cegos e lançam o Cozinha às Cegas, projeto idealizado pela Publicis Brasil que visa promover a autonomia e o bem-estar de pessoas cegas ou com baixa visão por meio da culinária.
Cozinha às Cegas é um guia sensorial de 130 páginas que tem a proposta de estimular os cinco sentidos: tato, com ilustrações em relevo dos pratos e impressão em braile; olfato, já que será possível sentir os aromas das especiarias mencionadas nas receitas; visão, já que a publicação traz um design que possibilita que pessoas com baixa visão possam ler o conteúdo; e audição, tanto com botões que emitem sons dos instrumentos a serem utilizados no preparo quanto com a versão em audiobook – o paladar fica por conta da própria entrega do livro, as receitas contidas nele. A publicação também conta com site oficial (www.cozinhaascegas.com.br).
No ano de comemoração dos 100 anos da Nestlé no Brasil, a publicação foi concebida alinhada à filosofia da Maggi de que cozinhar é algo que todos podem e devem participar. A iniciativa também reflete o compromisso de 75 anos da Fundação Dorina: uma sociedade mais inclusiva para pessoas com diferentes níveis de deficiência visual. “Cozinhar é um ato de prazer e também de autonomia. Por isso, é tão importante criarmos projetos que promovam essa prática de forma inclusiva, segura, agradável e com a participação direta de pessoas com deficiência visual”, comenta Francisco H. Della Manna, presidente do Conselho de Curadores da organização.
O Cozinha às Cegas dá suporte às oficinas individuais desenvolvidas por terapeutas ocupacionais da Fundação Dorina a partir da avaliação das habilidades das pessoas assistidas pela instituição. A publicação contribui para ampliar o repertório e as perspectivas de cada uma delas. “Existe o interesse por conteúdos de gastronomia como os programas de televisão, sites e publicações dedicadas a esse tema. Mas esses materiais são muito visuais, não permitindo o acesso de uma parcela da população com deficiência visual, hoje composta por 6,5 milhões de pessoas no Brasil. O Cozinha às Cegas ajuda a diminuir barreiras ao permitir o acesso de pessoas com deficiência visual no dia a dia”, afirma Kely Magalhães, gerente dos Serviços de Apoio à Inclusão da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
O projeto surgiu do pressuposto de que cozinhar é uma atividade que explora todos os sentidos e, portanto, pode e deve ser desenvolvida por todos. “Com o endosso da Fundação Dorina, uma das principais instituições vinculadas à causa da inclusão de pessoas com deficiência visual, a Maggi pôde levar toda a beleza de se preparar suas próprias receitas a um público que acabava ficando distante desse universo e prova que cozinhar é, sim, para todos”, comenta Carine Mahler, diretora de Branding e Comunicação da Nestlé.
Produzido com apoio técnico culinário da unidade de Receitas Nestlé e apoio de acessibilidade do time da Fundação Dorina, o guia tem transcrição em braile e QR Code para áudio descrições em todas as páginas. Ele vem dividido em três partes centrais. A primeira introduz conceitos básicos da cozinha: apresenta instrumentos, tipos de panelas, de cortes de carne, molhos e temperos. A segunda traz 15 receitas que vão das entradas e saladas às sobremesas, passando por pratos principais e acompanhamentos: Salada de Macarrão Parafuso, Risoto de Frango, Filé ao Molho Madeira com Purê de Batata e Bolo de Cenoura com Calda de Brigadeiro estão entre elas. Já a terceira parte traz instrumentos físicos que auxiliam de maneira prática o preparo, como balança de precisão sonora, termômetro sonoro, protetor de dedos (para evitar cortes quando se corta os alimentos), timer e um copo medidor especial, que permite à pessoa saber a medida exata sem ter contato com o líquido.
“Este trabalho representa uma maneira inovadora da marca Maggi expressar seus valores, sua preocupação e cuidado, tanto com o consumidor quanto com a culinária”, comenta Domenico Massareto, CCO da Publicis. “Para a produção do livro envolvemos empresas de tecnologia e impressão 3D, fornecedores de aromas e produtora de áudio. Um trabalho extremamente complexo e detalhado que levou mais de um ano de produção”, completa Gustavo Victorino, diretor-executivo de criação da agência.
O guia estará disponível às 1.500 pessoas assistidas pela instituição quando os atendimentos presenciais forem retomados. Os exemplares têm por objetivo complementar as orientações práticas gastronômicas oferecidas de forma personalizada na cozinha experimental da terapia ocupacional na Fundação Dorina, em São Paulo.
Outras ações
Uma cultura diversa e inclusiva é a base da força da Nestlé. E diversidade e inclusão são temas nos quais a companhia busca avançar constantemente, se mantendo aberta a escutar, aprender, aplicar os aprendizados e se desafiar a fazer melhor. Para isso, a Nestlé tem adotado uma série de iniciativas para oferecer um ambiente mais diverso e incluso.
Para suprir uma necessidade dos seus funcionários com deficiência, a Nestlé adaptou seus canais e interfaces para promover a acessibilidade para pessoas surdas, por meio de recursos como vídeo atendimento em libras, legendas e áudio descrição. Além disso, para expandir a acessibilidade para além de seus funcionários, foi desenvolvida uma nova opção do Serviço de Atendimento ao Consumidor na qual o atendimento é realizado por meio de vídeo em libras.
A acessibilidade também está disponível agora para o Programa Especializado de Apoio ao Colaborador (PEAC), um canal em que o colaborador ou familiares podem se consultar com profissionais especializados sobre questões emocionais, sociais, jurídicas e financeiras. O sistema em libras também foi incorporado ao canal de informações ao colaborador sobre seus benefícios na empresa, como planos médico, odontológico, remuneração, vale alimentação, entre outros.
Em janeiro de 2021, a companhia lançou a sua promoção de 100 anos de forma inédita, com libras, legenda e áudio descrição e contou com o apoio da Fundação Dorina Nowill para o desenvolvimento do conteúdo.
FICHA TÉCNICA
AGÊNCIA: PUBLICIS BRASIL
TÍTULO: COZINHA ÀS CEGAS
DURAÇÃO: VIDEOCASE
PRODUTO: MAGGI
CLIENTE: Nestlé
CRIAÇÃO: Domenico Massareto, Gustavo Victorino, Samuel Normando, José Bortolini, Lucas Zulian, Daniel Rocha
PRODUÇÃO GRÁFICA: Eduardo Bueno
RTV: Renata Sayão, Valeria Andrighetti
CONTEÚDO: Claudia Cecilia, Nicolle Ferreira
ATENDIMENTO: Gabriela Borges, Gabriela Zorzi, Laura Melo, Elisa Gabriel
PROJETOS E TECNOLOGIA: Mayra Gaino, Marcos Montagna e Márcio Bueno
BRAINLAB: Thiago Cassemiro, Renata Carvalho
SOCIAL BRAINLAB: Guilherme Camargo , Andreza Cardoso
SEO: Evelyn Umberti e Pietra Prestes
BI: Marylisa Santos
APROVAÇÃO CLIENTE: Beatrice Fasquel, Frank Pflaumer, Samara Ferrara, Carine Mahler, Daniela Marques, Caio Queiroz, Beatriz Capuchi, Ana Bacchin, Diego Oliveira, Marina Asfora
FUNDAÇÃO DORINA NOWILL: Francisco H. Della Manna, Alexandre Munck, Marina Franciulli, Camilla Carmo, Kely Magalhães, Patrícia Otani, Nanci Hara, Letícia Garcia, Lucas Fogaça, Bárbara Carvalho, Regina Oliveira, Camila Cavalcante, Carla De Maria, Camilla Carmo, Bruno Rocha
TECNOLOGIA: Bizsys, Digital Business
PRODUÇÃO ÁUDIO: Canja Audio Culture
PRODUÇÃO VÍDEO: Silvio Medeiros
FOTOGRAFIA: Gustavo Mendes
PRODUÇÃO GRÁFICA: Produceria, Comprint, TinCat Studio, Giuvaudan e Chroma Microencapsulados, P+E Digital