Em 2020, brilhe do seu jeito
DIVERSIDADE E INCLUSÃO MARCAM CAMPANHA DE FIM DE ANO DO BRADESCO
Criada pela Publicis e produzida pela Zombie Studios, animação dá continuidade à campanha de 2018 com vagalumes, incentivando as pessoas a buscar seu brilho próprio
“Em 2020, Brilhe do Seu Jeito.” É esse o mote da campanha de fim de ano do Bradesco, que deseja um Brasil e um mundo mais inclusivos, em que o respeito às diferenças seja uma constante. A peça central da campanha é uma animação em 3D, de três minutos. Criado pela Publicis e com produção da Zombie Studios, o curta-metragem dá continuidade à fábula do vagalume que emocionou os brasileiros há um ano e que saiu premiada de festivais como o Cannes Lions.
“Estamos evoluindo nossa narrativa junto ao público em torno de conceitos como diversidade e inclusão, pilares que sempre marcaram a atuação do banco”, comenta Márcio Parizotto, diretor de marketing do Bradesco. “O primeiro filme foi muito bem-recebido pelos brasileiros. Por isso, seguimos com a mesma temática e estética de animação, mas com uma nova história, também capaz de encantar e de estabelecer uma conexão imediata com as pessoas por abordar sentimentos presentes no dia a dia de todos nós.”
O filme é protagonizado por Luna, uma vagalume que não acende e sofre por ser diferente. Ao longo do filme, porém, ela recebe o apoio de Vitinho, um menino com síndrome de Down que a ajuda a se tornar uma heroína, salvando um grupo de vagalumes que haviam sido capturados. “Essa campanha aborda a questão da inclusão de um jeito muito especial, ao mostrar que tanto a Luna quanto o Vitinho enxergam coisas que as outras pessoas não conseguem ver e dessa forma brilham ainda mais”, comenta Domênico Massareto, CCO da Publicis.
O comercial é embalado pela música Hero, de Mariah Carey, interpretada pela cantora e compositora brasileira Ráae. Do briefing até a sua estreia, foram necessários seis meses de trabalho para dar vida ao filme. Para criar o personagem Vitinho com a máxima fidelidade, os times de criação e produção envolvidos na campanha contaram com o apoio de médicos especialistas do Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo (CEPEC-SP) e de pais de crianças com Down. Característica físicas e emocionais, assim como reações, movimentos e expressões foram incansavelmente estudados para dar vida ao personagem. O cuidado em torno do filme também pode ser visto na reprodução das cenas e na construção dos demais personagens, tudo pensado para refletir a diversidade, a cultura, a arquitetura e a vegetação tipicamente brasileiras.
Outra curiosidade é que os personagens do primeiro filme também aparecem nesta história, como o próprio vagalume Lúcio, que no comercial lançado no fim de 2018 sai do interior para tentar brilhar na cidade grande. Em um exercício de metalinguagem, o comercial traz ainda referências ao próprio banco, com a presença sútil de uma agência do Bradesco e de diversos mascotes que ajudaram a construir a história da marca: o robô Link 237, o ratinho Chip, a abelha da Poupança Fácil Bradesco e o Max, coelho da Bradesco Capitalização.
A campanha conta também com peças de OOH – com destaque para ambientação e tematização da estação da Sé e sequenciais na Avenida Paulista -, peças digitais e impressas.
Conheça os personagens do filme:
– Lúcio: Ele veio do interior e conquistou a cidade grande. Um amigo bom e justo com quem podemos sempre contar.
– Luna: Determinada e poderosa, suas características a tornam única. Ela descobre um jeito diferente de brilhar.
– Vitinho: Menino sensível e com uma percepção aguçada. Querido, ele está sempre rodeado de amigos.
– Luiza: Curiosa, ela ama descobrir e aprender coisas novas. Seu maior ídolo é seu irmão, Zeca.
– Zeca: Adora inventar brincadeiras novas, sempre disposto a criar formas de se divertir ao lado da irmã.
– Gustavo: Fã de gastronomia, curte desbravar restaurantes na cidade junto de seu namorado, o Jorge.
– Jorge: Atleta e empresário ligado em inovação. Adora experimentar novas tecnologias.
– Oswaldo: Um dos moradores mais antigos do bairro, transmite aos netos o legado de amor à natureza e à simplicidade.
CREDITS
Client: Bradesco
Agency: Publicis
Product: Institutional
Title: “In 2020, shine your own way.”
Client Approval: Márcio Parizotto, Daniela Ugayama and Marcelo Salgado
CEO: Eduardo Lorenzi
CCO: Domenico Massareto
Executive Creative Director: Gustavo Victorino
Creative Directors: Paulo Aguiar and Rico Lins
Associate Creative Directors: Rafael Campos and Bernardo Correa
Art Direction: Lucas Pinheiro, Douglas Reis and Ricardo Sarno
Copywriting: Americo Vizer and Vitor Medrado
Creation Integrated Campaign: Larissa Domingues, Elias Carmo, Pedro Furtado, William Rodrigues, Tiago Cordeiro, Gabriela Moura and Juan Perafan
Account Service: Tatiana Chiari, Marcelo Trivilato, Barbara Oliveira, Felipe Francis, Erika Nagata, Julia Pimenta, Marina Felippe e Isabella Misko.
Planning: Gustavo Leite, Rodrigo Magalhães e Giulia Joau.
Media: Maurício Almeida, Larissa Deliberai, Camila Donice, Bruno Flávio, Juliana Coralli, Giovanna Passos, Lídia Rodrigues, Guilherme Reis, Leandro Lessa, Rivagna Valcaci, Tainah Toledo, Alinne Lopes, Italo Brito, Tatiane Santos e Priscila Santos.
Projects and technology: Márcio Bueno, Nádia Mathias, Daniele Pereira e Mayni Alves.
SEO: Evelyn Umberti e Giovanni Luigi.
UX: Vinicius Maffeis.
Head of Production: Renata Sayão.
Production: Daniela Harriz e Wellington Inacio.
PR: Leila Pavani, Marcia Romko, Paula Ganem
Production company: Zombie Studio.
Film director: Paulo Garcia.
Executive producer: Natália Gouvêa.
Account Service Zombie: Stefanie Dias.
Artistic direction: Marcelo Garcia.
Creative direction: Daniel Salles e Natália Mamede.
Animation directors: Rodrigo Dutra e Bruno Monteiro.
Team CGI: Yohann da Geb, Issac, Buzzola e Wallan Oliveira.
Producer: André Carvalho.
Supervision: Issac Buzzola.
Sound production company: Satelite Audio.
General direction: Roberto Coelho, Kito Siqueira, Hurso Ambrifi e Daniel Iasbeck.
Sound producers: Roberto Coelho, Kito Siqueira, Hurso Ambrifi, Daniel Iasbeck, Mike Vlcek, Thiago Colli, Charly Coombes, Helton Oliveira e Ian Sierra.
Finalization: Ricardo Bertran, Celso Moretti, Carla Cornea, Ian Sierra e Isadora Penna.
Production coordination: Ana Cordeiro, Mariana Tardelli e Rafa Oliveira.
General assistant: Renan Marques.
Sateliteaccount service: Renata Costa e Nicole Bonnet.
Art Buyer: Selma Momosse e Raphael Macedo.
Graphic producer: Eduardo Bueno e Emerson Russo.
Retoucher: Sandro Alves (Garga).
Final Art: Fernando Passarelli.
Proofreaders: Céres Vecchione e Ricardo Milesi.