Em 2020, brilhe do seu jeito

DIVERSIDADE E INCLUSÃO MARCAM CAMPANHA DE FIM DE ANO DO BRADESCO

Criada pela Publicis e produzida pela Zombie Studios, animação dá continuidade à campanha de 2018 com vagalumes, incentivando as pessoas a buscar seu brilho próprio

“Em 2020, Brilhe do Seu Jeito.” É esse o mote da campanha de fim de ano do Bradesco, que deseja um Brasil e um mundo mais inclusivos, em que o respeito às diferenças seja uma constante. A peça central da campanha é uma animação em 3D, de três minutos. Criado pela Publicis e com produção da Zombie Studios, o curta-metragem dá continuidade à fábula do vagalume que emocionou os brasileiros há um ano e que saiu premiada de festivais como o Cannes Lions.

“Estamos evoluindo nossa narrativa junto ao público em torno de conceitos como diversidade e inclusão, pilares que sempre marcaram a atuação do banco”, comenta Márcio Parizotto, diretor de marketing do Bradesco. “O primeiro filme foi muito bem-recebido pelos brasileiros. Por isso, seguimos com a mesma temática e estética de animação, mas com uma nova história, também capaz de encantar e de estabelecer uma conexão imediata com as pessoas por abordar sentimentos presentes no dia a dia de todos nós.”

O filme é protagonizado por Luna, uma vagalume que não acende e sofre por ser diferente. Ao longo do filme, porém, ela recebe o apoio de Vitinho, um menino com síndrome de Down que a ajuda a se tornar uma heroína, salvando um grupo de vagalumes que haviam sido capturados. “Essa campanha aborda a questão da inclusão de um jeito muito especial, ao mostrar que tanto a Luna quanto o Vitinho enxergam coisas que as outras pessoas não conseguem ver e dessa forma brilham ainda mais”, comenta Domênico Massareto, CCO da Publicis.

O comercial é embalado pela música Hero, de Mariah Carey, interpretada pela cantora e compositora brasileira Ráae. Do briefing até a sua estreia, foram necessários seis meses de trabalho para dar vida ao filme. Para criar o personagem Vitinho com a máxima fidelidade, os times de criação e produção envolvidos na campanha contaram com o apoio de médicos especialistas do Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo (CEPEC-SP) e de pais de crianças com Down. Característica físicas e emocionais, assim como reações, movimentos e expressões foram incansavelmente estudados para dar vida ao personagem. O cuidado em torno do filme também pode ser visto na reprodução das cenas e na construção dos demais personagens, tudo pensado para refletir a diversidade, a cultura, a arquitetura e a vegetação tipicamente brasileiras.

Outra curiosidade é que os personagens do primeiro filme também aparecem nesta história, como o próprio vagalume Lúcio, que no comercial lançado no fim de 2018 sai do interior para tentar brilhar na cidade grande. Em um exercício de metalinguagem, o comercial traz ainda referências ao próprio banco, com a presença sútil de uma agência do Bradesco e de diversos mascotes que ajudaram a construir a história da marca: o robô Link 237, o ratinho Chip, a abelha da Poupança Fácil Bradesco e o Max, coelho da Bradesco Capitalização.

A campanha conta também com peças de OOH – com destaque para ambientação e tematização da estação da Sé e sequenciais na Avenida Paulista -, peças digitais e impressas.

Conheça os personagens do filme:

–  Lúcio: Ele veio do interior e conquistou a cidade grande. Um amigo bom e justo com quem podemos sempre contar.

–  Luna: Determinada e poderosa, suas características a tornam única. Ela descobre um jeito diferente de brilhar.

–  Vitinho: Menino sensível e com uma percepção aguçada. Querido, ele está sempre rodeado de amigos.

–  Luiza: Curiosa, ela ama descobrir e aprender coisas novas. Seu maior ídolo é seu irmão, Zeca.

– Zeca: Adora inventar brincadeiras novas, sempre disposto a criar formas de se divertir ao lado da irmã.

–  Gustavo: Fã de gastronomia, curte desbravar restaurantes na cidade junto de seu namorado, o Jorge.

– Jorge: Atleta e empresário ligado em inovação. Adora experimentar novas tecnologias.

–  Oswaldo: Um dos moradores mais antigos do bairro, transmite aos netos o legado de amor à natureza e à simplicidade.

CREDITS

Client: Bradesco

Agency: Publicis

Product: Institutional

Title: “In 2020, shine your own way.”

Client Approval: Márcio Parizotto, Daniela Ugayama and Marcelo Salgado

CEO: Eduardo Lorenzi

CCO: Domenico Massareto

Executive Creative Director: Gustavo Victorino

Creative Directors: Paulo Aguiar and Rico Lins

Associate Creative Directors: Rafael Campos and Bernardo Correa

Art Direction: Lucas Pinheiro, Douglas Reis and Ricardo Sarno

Copywriting: Americo Vizer and Vitor Medrado

Creation Integrated Campaign: Larissa Domingues, Elias Carmo, Pedro Furtado, William Rodrigues, Tiago Cordeiro, Gabriela Moura and Juan Perafan

Account Service: Tatiana Chiari, Marcelo Trivilato, Barbara Oliveira, Felipe Francis, Erika Nagata, Julia Pimenta, Marina Felippe e Isabella Misko.

Planning: Gustavo Leite, Rodrigo Magalhães e Giulia Joau.

Media: Maurício Almeida, Larissa Deliberai, Camila Donice, Bruno Flávio, Juliana Coralli, Giovanna Passos, Lídia Rodrigues, Guilherme Reis, Leandro Lessa, Rivagna Valcaci, Tainah Toledo, Alinne Lopes, Italo Brito, Tatiane Santos e Priscila Santos.
Projects and technology: Márcio Bueno, Nádia Mathias, Daniele Pereira e Mayni Alves.

SEO: Evelyn Umberti e Giovanni Luigi.

UX: Vinicius Maffeis.

Head of Production: Renata Sayão.

Production: Daniela Harriz e Wellington Inacio.
PR: Leila Pavani, Marcia Romko, Paula Ganem

Production company: Zombie Studio.

Film director: Paulo Garcia.

Executive producer: Natália Gouvêa.

Account Service Zombie: Stefanie Dias.

Artistic direction: Marcelo Garcia.

Creative direction: Daniel Salles e Natália Mamede.

Animation directors: Rodrigo Dutra e Bruno Monteiro.

Team CGI: Yohann da Geb, Issac, Buzzola e Wallan Oliveira.

Producer: André Carvalho.

Supervision: Issac Buzzola.

Sound production company: Satelite Audio.

General direction: Roberto Coelho, Kito Siqueira, Hurso Ambrifi e Daniel Iasbeck.

Sound producers: Roberto Coelho, Kito Siqueira, Hurso Ambrifi, Daniel Iasbeck, Mike Vlcek, Thiago Colli, Charly Coombes, Helton Oliveira e Ian Sierra.

Finalization: Ricardo Bertran, Celso Moretti, Carla Cornea, Ian Sierra e Isadora Penna.

Production coordination: Ana Cordeiro, Mariana Tardelli e Rafa Oliveira.

General assistant: Renan Marques.

Sateliteaccount service: Renata Costa e Nicole Bonnet.

Art Buyer: Selma Momosse e Raphael Macedo.

Graphic producer: Eduardo Bueno e Emerson Russo.
Retoucher: Sandro Alves (Garga).
Final Art: Fernando Passarelli.

Proofreaders: Céres Vecchione e Ricardo Milesi.

Cases

Conheça mais

Contate-nos

Publicis