Pessoas Trabalhando
No Dia Internacional da Mulher deste ano, a agência Publicis Brasil, em colaboração com o Instituto Mulher em Construção, lança uma iniciativa para sinalizar uma importante mudança na construção civil. Atualmente, com um em cada dez trabalhadores da construção civil sendo uma mulher, e esse número em crescente ascensão, o segmento historicamente masculino está passando por uma transformação.
Com o objetivo de promover um ambiente de trabalho mais igualitário e receptivo a todos, a iniciativa consiste em substituir as placas “Homens Trabalhando”, que acabam perpetuando estereótipos e validando comportamentos preconceituosos, por uma versão mais inclusiva: “Pessoas trabalhando”.
“Acreditamos que é hora de desconstruir esses estereótipos, começando por uma mudança simples, mas que transmite uma importante mensagem ao mercado e à sociedade”, afirma Juliana Elia, VP de Estratégia da Publicis Brasil. “Em um setor que carece de mão-de-obra especializada, as novas placas demonstram que este é um setor onde todas as pessoas são bem-vindas e, mais do que isso, necessárias”, complementa.
O Instituto Mulher em Construção desempenha um papel fundamental na capacitação e inclusão das mulheres no mercado de trabalho da construção civil. Desde 2006, a organização tem oferecido cursos, treinamentos e oficinas de capacitação e qualificação que capacitaram mais de 6 mil mulheres diretamente e indiretamente 60.000 mulheres em situação periférica, proporcionando uma nova perspectiva de trabalho e ajudando a transformar o setor.
Além da mudança nas placas de sinalização, a iniciativa inclui a disponibilização do layout das novas placas para download, incentivando construtoras, gráficas e outras empresas do segmento a adotarem a nova sinalização e contribuírem para essa desconstrução de estereótipos.
“Estamos mudando não apenas as placas, mas a realidade de muitas mulheres”, ressalta Bia Kern, fundadora do Instituto. “É uma oportunidade de combater a desigualdade, o preconceito e o machismo nos canteiros de obra do Brasil e, com isso, mostrar que qualquer pessoa pode pertencer e contribuir para esse mercado”.
A iniciativa também conta com um abaixo-assinado online, buscando apoio para que a nova sinalização seja instituída como padrão legal nos canteiros de obra em todo o país. Interessados podem assinar a petição clicando no link https://bit.ly/pessoastrabalhando e acessar o site oficial do projeto no endereço www.pessoastrabalhando.com.br (no ar a partir de 8 de março).
Ficha Técnica:
AGÊNCIA: PUBLICIS BRASIL
TÍTULO: Pessoas Trabalhando
PRODUTO: Institucional
CLIENTE: Instituto Mulher em Construção
CEO: Eduardo Lorenzi
CCO: Mauro Ramalho
COO: Gabriela Borges
VP DE ESTRATÉGIA: Juliana Elia
VP DE MÍDIA: Maurício Almeida
DIRETOR EXECUTIVO DE CRIAÇÃO: Fabio Astolpho e Dani Ribeiro.
DIRETORES DE CRIAÇÃO: Luís Figueiredo e Augusto Coelho
DIRETORES DE CRIAÇÃO ASSOCIADOS: Ricardo Sarno, Vitor Medrado
MÍDIA: Aline Brazolotto
NEGÓCIOS: Ana, Torrens, Tassiana Ferrari
GESTÃO DE PROJETOS: Maria Fernanda Laudisio, Nadia Mathias, Matheus Reis
B.I.: Andreza Cardoso e Tatiane Santana
HEAD DE PRODUÇÃO: Renata Sayão e Valéria Andrighetti
RTV: Leo Alves, Edivania Coimbra, Eluciele Nascimento, Welton Nogueira
PRODUÇÃO GRÁFICA: Edu Bueno, Emerson Russo
GRÁFICA: Zoom Imagem
PR PUBLICIS GROUPE: Leonardo Araújo
PR AGÊNCIA: AND,ALL
GESTÃO DE INFLUENCIADORES: BR Media Group
FOTOS: Chay Paes
MONTAGEM: Felipe Pereira Harry
PRODUÇÃO ÁUDIO
PRODUTORA SOM: Liquo Audio
PRODUTOR MUSICAL: Equipe Liquo Audio
LOCUTOR: Elô Vasconcellos
ATENDIMENTO: Carol Vadasz
PRODUÇÃO FOTOS
FOTÓGRAFA: Chay Paes
APROVAÇÃO CLIENTE: Bia Kern, Camila Alhadeff, Marília Freitas