Pessoas Trabalhando

No Dia Internacional da Mulher deste ano, a agência Publicis Brasil, em colaboração com o Instituto Mulher em Construção, lança uma iniciativa para sinalizar uma importante mudança na construção civil. Atualmente, com um em cada dez trabalhadores da construção civil sendo uma mulher, e esse número em crescente ascensão, o segmento historicamente masculino está passando por uma transformação.

Com o objetivo de promover um ambiente de trabalho mais igualitário e receptivo a todos, a iniciativa consiste em substituir as placas “Homens Trabalhando”, que acabam perpetuando estereótipos e validando comportamentos preconceituosos, por uma versão mais inclusiva: “Pessoas trabalhando”.

“Acreditamos que é hora de desconstruir esses estereótipos, começando por uma mudança simples, mas que transmite uma importante mensagem ao mercado e à sociedade”, afirma Juliana Elia, VP de Estratégia da Publicis Brasil. “Em um setor que carece de mão-de-obra especializada, as novas placas demonstram que este é um setor onde todas as pessoas são bem-vindas e, mais do que isso, necessárias”, complementa.

O Instituto Mulher em Construção desempenha um papel fundamental na capacitação e inclusão das mulheres no mercado de trabalho da construção civil. Desde 2006, a organização tem oferecido cursos, treinamentos e oficinas de capacitação e qualificação que capacitaram mais de 6 mil mulheres diretamente e indiretamente 60.000 mulheres em situação periférica, proporcionando uma nova perspectiva de trabalho e ajudando a transformar o setor.

 

Além da mudança nas placas de sinalização, a iniciativa inclui a disponibilização do layout das novas placas para download, incentivando construtoras, gráficas e outras empresas do segmento a adotarem a nova sinalização e contribuírem para essa desconstrução de estereótipos.

 

“Estamos mudando não apenas as placas, mas a realidade de muitas mulheres”, ressalta Bia Kern, fundadora do Instituto. “É uma oportunidade de combater a desigualdade, o preconceito e o machismo nos canteiros de obra do Brasil e, com isso, mostrar que qualquer pessoa pode pertencer e contribuir para esse mercado”.

 

A iniciativa também conta com um abaixo-assinado online, buscando apoio para que a nova sinalização seja instituída como padrão legal nos canteiros de obra em todo o país. Interessados podem assinar a petição clicando no link https://bit.ly/pessoastrabalhando e acessar o site oficial do projeto no endereço www.pessoastrabalhando.com.br (no ar a partir de 8 de março).

 

Ficha Técnica:

AGÊNCIA: PUBLICIS BRASIL

TÍTULO: Pessoas Trabalhando

PRODUTO: Institucional

CLIENTE: Instituto Mulher em Construção

CEO: Eduardo Lorenzi

CCO: Mauro Ramalho

COO: Gabriela Borges

VP DE ESTRATÉGIA: Juliana Elia

VP DE MÍDIA: Maurício Almeida

DIRETOR EXECUTIVO DE CRIAÇÃO: Fabio Astolpho e Dani Ribeiro.

DIRETORES DE CRIAÇÃO: Luís Figueiredo e Augusto Coelho

DIRETORES DE CRIAÇÃO ASSOCIADOS: Ricardo Sarno, Vitor Medrado

MÍDIA: Aline Brazolotto

NEGÓCIOS: Ana, Torrens, Tassiana Ferrari

GESTÃO DE PROJETOS: Maria Fernanda Laudisio, Nadia Mathias, Matheus Reis

B.I.: Andreza Cardoso e Tatiane Santana

HEAD DE PRODUÇÃO: Renata Sayão e Valéria Andrighetti

RTV: Leo Alves, Edivania Coimbra, Eluciele Nascimento, Welton Nogueira

PRODUÇÃO GRÁFICA: Edu Bueno, Emerson Russo

GRÁFICA: Zoom Imagem

PR PUBLICIS GROUPE: Leonardo Araújo

PR AGÊNCIA: AND,ALL

GESTÃO DE INFLUENCIADORES: BR Media Group

FOTOS: Chay Paes

MONTAGEM: Felipe Pereira Harry

PRODUÇÃO ÁUDIO

PRODUTORA SOM: Liquo Audio

PRODUTOR MUSICAL: Equipe Liquo Audio

LOCUTOR: Elô Vasconcellos

ATENDIMENTO: Carol Vadasz

PRODUÇÃO FOTOS

FOTÓGRAFA: Chay Paes

APROVAÇÃO CLIENTE: Bia Kern, Camila Alhadeff, Marília Freitas

Cases

Conheça mais

Contate-nos

Publicis